ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE III



Dodô- No Rasto do Pássaro do Sono






Fomos ao Teatro! O 6º C e o 5º E foram ao teatro ver a peça «Dodô- No Rasto do Pássaro do Sono», de Joseph Danan, num trabalho conjunto do TEATRO DA RAINHA e da companhia MAU ARTISTA, do Porto. A peça foi representada na antiga lavandaria do Hospital Termal.



Dodô ( Raphus cucullatus) era um pássaro que existiu há cerca de 200 anos nas ilhas Maurício, Reunião e Rodrigues, no Índico. Digo era, porque não existe mais… Dodô era uma ave que se tornou extinta desde o século XVIII.



Como a extinção de qualquer espécie não se dá sem graves prejuízos para outras espécies, a árvore-dodô, também conhecida por Calvária ou Tambalacoque (Syderoxylon grandiflorum) está também em risco de desaparecer. Segundo a teoria de um ecologista americano (Stanley Temple), o dodô alimentava-se das suas sementes e estas só germinavam depois de passarem pelo aparelho digestivo daquela ave. Hoje, existem apenas 13 exemplares de Calvária no mundo e têm mais de 300 anos de idade.



Parece que mais recentemente se conseguiu o mesmo efeito, fazendo com que as sementes fossem ingeridas por perus, que não gostam do fruto da árvore mas comem as suas sementes… Porém, pelo menos até 2006, ainda não se tinha conseguido a germinação das sementes e a sua consequente propagação.



Outras teorias dizem que a árvore foi-se extinguindo com a introdução de outras espécies- porcos e macacos, por ex.



A peça que fomos ver visa alertar as nossas consciências para as espécies que se encontram em vias de extinção e para as suas consequências. A peça que fomos ver é um alerta para a importância da Biodiversidade.



Esta história passa-se numa ilha do Oceano Índico, mas, na verdade, podia passar-se em qualquer parte do mundo, pois por toda a parte há espécies em vias de extinção, devido à acção do Homem. E não são só os animais que estão em risco, é toda a Natureza e o próprio Planeta que sofre e não pára de se queixar… Cabe-te a ti cuidar dele com muito carinho, para que possas ainda ver todas as maravilhas que ele te oferece.




O Teatro é um universo cheio de magia. Aqui, tudo é possível… Inventar espaços, mudar rapidamente de lugar, “esticar” e “encolher” o tempo, ir ao futuro e regressar ao passado, fugir à realidade, acompanhar o sono e os sonhos das personagens e reinventar os nossos próprios sonhos. Aqui, é possível partir à aventura…


Este é o primo do Dodô,
o Solitário de Rodrigues. O Dodõ já não existe...

Neste dia foi possível sorrir e dar gargalhadas… e também ficar sério e reflectir no nosso papel no Mundo.



Se quiseres, deixa nos comentários a tua opinião sobre a peça que viste e a história que te foi contada- a história do DODÔ!




Exposição sobre o Paul de Tornada e Lagoa de Óbidos
Trocando opiniões sobre a exposição...              

e observando com atenção...
E no final algumas brincadeiras para a fotografia...



8 comentários:

Rita disse...

Olá, professora passei por cá só para ver o seu blogue na última fotografia o João Silvério está com grande estilo...
Também gostei muito do teatro foi espectaculra.
Beijinhos, Rita do 6ºC.

jardimdasletras disse...

Olá, Rita! Pelo menos pelas fotos todos parecem contentes! Eu gostei mesmo muito da peça. Acho que ainda vou ver outra vez...

Beijinhos e prepara-te para a P. de Aferição...; )
Lígia

kika disse...

oi professora passei pelo blog
e concordo com a rita a peça foi fabulástica(fabulosa+fantástica)
espero um dia voltar a ver uma peça parecida a esta...
bjs francisca 6ºC

Lígia disse...

Viva Francisca!

Mais aliviada de trabalho e estudo, agora que estão feitas as duas Provas de Aferição? Então aproveita bem este fim de semana, embora o tempo não esteja convidativo para grandes passeios. Um bom livro é sempre uma boa companhia...
Bjs

Lourdes disse...

Olá Lígia!
Uma sugestão, vai até este sítio http://www.biodiversity4all.org/ e tu e os teus alunos podem sempre contribuir para se saber mais sobre a Biodiversidade
beijinho Lourdes

jardimdasletras disse...

Obrigada, Lourdes!
Logo já vou espreitar...

Bjs,
Lígia

Anónimo disse...

Olá Professora!!!
A peça foi espetacular ....
As fotos estao muito muito giras
E cheias de estilo...

Anónimo disse...

Esqueci me de assinar o outro comentario .
Beijinhos Margarida Paula