ROSA LOBATO DE FARIA



Morreu hoje, 2 de fevereiro, a actriz e escritora que deu a voz aos poemas e outros textos do nosso manual, gravados no CD-áudio. Dela, fica-nos a obra de que faz parte este "saboroso" poema já estudado nas nossas aulas.










GINJA, GOIABA E GROSELHA

Hoje vamos fazer compotas:
- Ginja! Goiaba! Groselha!
Saltem todas para o tacho
prà calda ficar vermelha!


A goiaba é do Brasil
faz um doce de encantar
parecido co'a marmelada
mas com outro paladar.

A groselha é europeia,
faz um doce requintado;
faz compota, faz geleia
dum vermelhinho rosado.

Mas a ginja essa pretinha,
tem um famoso sabor:
faz compota, faz ginjinha,
faz geleia e faz licor.

Rosa Lobato de Faria,
ABC DAS FLORES E DOS FRUTOS EM RIMA INFANTIL




14 comentários:

kika disse...

Oi professora é verdade, pois ainda me lembro dessse texto...
Esta actriz e escritora tinha muito talento!
bjs francisca 6ºc

jardimdasletras disse...

Tens razão, Kika! E sabes que chegou a vir à nossa escola para uma sessão de poesia? Já foi há uns anitos e tu ainda não estavas na D. João II.
Beijinhos, até amanhã!
Lígia

Francisca disse...

Oi professora
Ah!! Não sabia que a autora tinha vindo a escola fazer um sessaão de poesia. Gostava de ter estado nessa sessão!!!
Bom fim-de-semana
Bjs Kika 6ºC

Francisca 6ºC disse...

Ah... e mais professora passei por o blog porque me lembrei, pois vou começar a passar o texto " Uma aventura.."
kika

jardimdasletras disse...

Olá, Francisca!

Tu a trabalhares por aí e eu a trabalhar aqui... Acabo de receber o teu comentário e também o do autor da lenda " A cobra Arco-Íris" que a Rita trouxe para a aula- Saviour Pirotta. Este mundo web assim...
bjs
Lígia

Adriana Santos disse...

Olá professora, passei por aqui e vi o trabalho da Rosa Lobato De Faria e achei muito interssante

Bjs da Adriana Santos

5ºE

jardimdasletras disse...

Olá, Adriana, obrigada pelo teu comentário. Se quiseres e tiveres tempo , podes pesquisar noutros livros ifanto-juvenis mais poemas de Rosa Lobato Faria.
Bj
Lígia

roberto 6ºc disse...

Olá, professora gostei muitos dos jogos e os poemas de Rosa Lobato Faria

Carolina disse...

Olá,professora.
Acho que esta poesia é bastante saborosa e interessante.
E concordo com a Kika com o facto de que gostaria muito de estar ai nesse momento em que a Rosa Lobato De Faria esteve na escola.
Beijinhos da Carolina Carvalho!

kika disse...

Oi, professora passei pelo o blog para ver se encontrava algum material para estudar!!!
Encontrei algumas coisas que me foram utéis para rever a matéria.
Muito obrigada!!!
Beijinhos,
até manhã!
Francisca nº7 6ºC

jardimdasletras disse...

Olá Roberto, Carolina e Kika!
Espero que tenha valido a pena darem uma voltinha pelos exercícios sobre a obra "Ulisses" e que o teste vos tenha corrido bem.
Beijinhos, até amanhã!

Anónimo disse...

Olá professora!!

O teste a mim penso que me correu bem!

Eu tambem ainda me lembro de dar aquel poema nas aulas .É muito saboroso e intersante.
Tive muita pena que a actriz e escritora Rosa Lobato Faria tivesse morrido . Gostava muito das obras dele ,





Beijinhos grandes



Bom fim de semana

Margarida Paula 6ºC

jardimdasletras disse...

Olá, Margarida!

Ainda bem que te correu bem o teste... Eu acho que preciso de descansar um bocado de correcções...Aqueles textos enormes para o concurso «Uma Aventura» deixaram-me "de rastos"... Agora vou descansar um pouco...Beijinhos e bom Carnaval com muito frio, parece...Brrrr!
Lígia

Rita disse...

Olá professora este poema da.me muita fome....
Esta escritora e actriz era maravilhosa....
Beijos da Rita
6ºC
BOM CARNAVAL!!!!