ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE I



2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, iniciativa lançada pela Organização das Nações Unidas, em 2006.
Trata-se de uma campanha mundial de sensibilização para a importância de proteger todas as formas de vida e assim manter a riqueza e a variedade do mundo natural.


Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Refere-se à variedade de vida do planeta Terra: diversidade genética, diversidade de espécies, diversidade de ecossistemas.

Calcula-se que existam cerca de 10 a 20 milhões de espécies no planeta, das quais apenas 10% são estudadas a nível científico.

O HOMEM é o principal responsável pela perda da biodiversidade, através das suas acções nefastas:

● Eliminação ou alteração de habitats;
● Poluição de águas, solo e ar causando graves alterações nos ecossistemas;
● Uso excessivo dos recursos naturais (p. ex. a elevada produção e uso de papel, que constitui uma ameaça às florestas);
●Actividades de sobre-exploração comercial e industrial - (caça/ captura a determinadas espécies para extracção de peles, chifres…; extracção de areias em meio marinho; pressão urbana…
● Introdução de espécies exóticas em diferentes ecossistemas, colocando em risco uma área, uma região ou até mesmo um país;

A principal consequência da perda da biodiversidade é a extinção de espécies que são irrecuperáveis e, naturalmente, profundas alterações ambientais com consequências económicas e sociais.

A espécie humana depende da Biodiversidade para a sua sobrevivência.

Está atento a este tema e às iniciativas que irão surgir. Talvez haja um projecto para ti.

14 comentários:

Kika disse...

Olá professora, é verdade aparecem logo milhares de iniciativas na nossa cabeça...
Por falar nisso vou tentar pesquisar mais sobre o ano internacional da biodiversidade I..
Bjs kika

jardimdasletras disse...

Olá, Kika!
Assim é que é falar...E é por aí que se começa, pela pesquisa. Também podes falar com a professora de Ciências, com os professores de Área de Projecto... mas uma coisa de cada vez e sei que em AP, para já, estão ocupados...Talvez lá mais para a frente. Obrigada por teres estado por aqui.
Beijinhos, até amanhã!
Lígia

6º H disse...

Olá!!
Nos o 6h da escola Conde de Oeiras também estamos a fazer trabalhos sobre a Biodiversidade. No 1º Período fizemos trabalhos sobre a Biodiversidade em Área de Projecto, e neste Período estamos a fazer trabalhos em E.V.T.
Catarina Ramos 6ºH

jardimdasletras disse...

Olá 6ºH! Sempre em cima do acontecimento e com vontade de aderir a novas propostas. Já sei que vai valer a pena ver os vossos trabalhos.Só tenho de esperar algum tempo que eles hão-de aparecer pelo Esboço a Vários Tráços... Assim mesmo com um traço propositado sobre o "a". Beijinhos e bom trabalho, com muito entusiasmo!
Lígia Lima

Carolina disse...

Olá professora!
Vou tentar saber mais um pouco sobre o ano internacional da biodiversidade pois acho que sem isto não tinhmos tanta beleza no nosso mundo!

Anónimo disse...

Olá professora! Tinha razão quando disse que a minha lenda tinha a haver com a biodiversidade... e também vou tentar pesquisar mais sobre o tema...
bjs Rita 6ºC

jardimdasletras disse...

Carolina, mãos à obra! Todos os contributos são necessários e depois partilhamos a informação.

Rita, parece que fizeste o trabalho por antecipação... A lenda que recolheste é muito bonita e tem muito a ver com o tema da biodiversidade. Talvez amanhã já todos possam ler essa lenda aqui no Jardim. Hoje já é tarde e estou a fazer outras correcções.
Bjs para as duas.
Lígia

Adriana disse...

Olá, professora vim aqui ver o trabalho da Biodiversidade está muito bem realizado.


Bjs da Adriana Santos


5ºE

jardimdasletras disse...

Olá, Adriana!
Trabalhos giros e interessantes espero eu de vocês quando lermos e analisarmos a obra "A Menina do Mar". É uma boa altura para fazermos a ligação com este tema.
Beijinhos , até...logo!|
Lígia

Mariana Leal disse...

Olá professora. Passei por aqui para ver as novidades.Achei interessante a informação sobre a "Biodiversidade".
Até amanhã.
Mariana Leal - 5ºE

jardimdasletras disse...

Olá, Mariana!
A seu tempo teremos oportunidade de desenvolver um pouco este assunto.
Obrigada pelo teu comentário.
Um beijinho e até amanhã!
Lígia

Missao disse...

VOCÊ pode ajudar na Preservação da Biodiversidade & AGUAPÉ

O Nº de abelhas no mundo cai drasticamente e isso é preocupante porque o Sumiço do inseto tem consequências ecológicas e econômicas.

A Equipe BR do AGUAPÉ pode afirmar que o AGUAPÉ pode, também, contribuir para evitar um colapso mais sério das ABELHAS – simplesmente porque para o AGUAPÉ não tem TEMPO RUIM e ELE apresenta FLORAÇÃO o ano todo.

Dada a PRECARIEDADE do Saneamento Básico e as Águas Residuárias das Indústrias, como, também, do uso excessivo dos Fertilizantes Químicos, as ÁGUAS dos Rios e Lagos já se encontram com Níveis de POLUIÇÃO que faz com que o AGUAPÉ se alastre demasiadamente e se torne Um Grande Problema, tanto para a Biodiversidade Aquática, quanto para os Sistemas de Tratamento / Abastecimento de ÁGUA POTÁVEL dos nossos MUNICÍPIOS.

Para CONTROLAR ou Reduzir drasticamente o referido Grande Problema basta que a Sociedade Brasileira empenhe ESFORÇOS para estabelecer Muitas Pequenas Barragens para a Produção & Industrialização do AGUAPÉ, entre outras importantes aplicações para os nossos Produtores Rurais.

Para que o AGUAPÉ preste um Nobre Serviço a “CUSTO ZERO”, na remoção dos POLUENTES, como na Potencializando de muitas espécies da Biodiversidade, entre outros, sem causar os referidos Grandes Problemas, basta que estabeleça Manejo Correto, com sua Remoção Periódica, visando manter ocupação de cerca de 20 % da superfície da Lâmina D’Água dos Lagos e Rios, como das Futuras Pequenas Barragens.

Todo o AGUAPÉ removido pode ser utilizados para a Produção dos BioFertilizantes, o recurso mais importante para a Ampliação da Produção dos ORGÂNICOS – essa Atividade é uma indutora da Redução da Utilização dos Fertilizante Químicos.

A BIOMASSA do AGUAPÉ pode ser utilizado em inúmeras outras aplicações – vide nota 02.


NOTA 01: apresente seus comentários e fique certo que será Muito Bem Vindo - a Equipe BR do AGUAPÉ está disposta a contribuir para encontrar a SOLUÇÃO para essa Preocupante QUESTÃO, mas precisa da Contribuição da Sociedade Brasileira.

NOTA 02: caso VOCÊ se torne um interessado pelo AGUAPÉ a Equipe BR do AGUAPÉ deixa abaixo o e-mail para estabelecer contato, visando tirar DÚVIDAS, trocar IDÉIAS, entre outros.


RECOMENDA-SE:

|Rede de Tecnolgia Social|
|Mundo Estranho|
|Viver SUSTENTÁVEL|
|Nosso Futuro Comum|
|Sabedoria incomum|
|Paradigmas do Século XXI|
Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

MISSAO TANIZAKI
Fiscal Federal Agropecuário
Bacharel em Química
missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
Equipe BR do AGUAPÉ
TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

Anónimo disse...

Este site vai continuar?

jardimdasletras disse...

Ao Anónimo que deixou o comentário em 13 de outubro...não o blog não vai continuar, com pena minha... Pelo menos por enquanto. E o "por enquanto" é capaz de se prolongar por todo o ano lectivo, porque não há uma "brechazinha" nas minhas / nossas inúmeras actividades lectivas e não lectivas que nos permita ir abraçando outros projectos ou dando continuidade aos que iniciámos anteriormente...
Obrigada pelo interesse demonstrado por tantos contactos que posso visualizar por esse mundo fora.Um luso abraço!
Lígia