18 de Maio DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

     No dia 18 de Maio foi dia de Provas de Aferição de Língua Portuguesa. Enquanto os alunos prestavam provas sobre as aprendizagens realizadas ao longo do 2º ciclo, esta professora aproveitou para comemorar o DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS, e fazer uma visita à exposição patente no C.C.C. - « De Malangatana a Pedro Cabrita Reis ».
     No quadro representado em baixo, certamente reconhecerás a figura de um grande vulto da Literatura Portuguesa, um poeta que "já passou" pelas nossas aulas... Saberás quem é?

Para além dos dois artistas que dão nome à exposição ( Malangatana e Pedro Cabrita Reis), podem também ser vistas e apreciadas obras de outros pintores e escultores como: Eduardo Nery, José Escada, Júlio Pomar, Paula Rego, Eduardo Malta , José Pedro Croft...







Deixo aqui apenas um pequena amostra do que poderás lá apreciar, embora as cores não estejam grande coisa, porque, como sabes, não é possível fotografar as obras de arte com "flash", na maioria dos museus.
Seria engraçado se passasses por lá e escolhesses uma qualquer obra de arte ao teu gosto, para nela te inspirares e escreveres uma pequena história. Aceitas o desafio?



6 comentários:

Francisca disse...

Professora, passei pelo blog e acho interssante as fotos da exposição. Sabia que hoje é o dia da espiga?
Boa-noite e até segunda.

Lígia disse...

Francisca, na verdade não me lembrava que hoje era Quinta-feira da Ascensão/ Dia da Espiga... É uma festa da religião católica que se celebra 40 dias depois da Páscoa e por isso calha sempre no mesmo dia.
Nas aldeias é costume ir apanhar um raminho de flores campestres e de cereais- a espiga- e colocá-lo atrás da porta, onde fica durante um ano.
Obrigada por lembrares! Beijinho e bom fim-de-semana.

Lourdes disse...

Os teus meninos ainda sabem que há dia da espiga,fanfástico!

Aqui os meus meninos nem sabem o que isso é...

Um abraço Lourdes

Anónimo disse...

Olá, Lourdes!
É a vantagem que temos de andarmos três ou quatro quilómetros e estrmos no campo...Aqui à volta há muitas aldeias e as tradições lá se vão mantendo...Os professores do 1º ciclo dão também um precioso contributo nesse sentido, porque fazem o possível por continuar a passar essas mesmas tradições às gerações mais novas.Outras vezes são,ainda, os avós...Pelo menos os daqui...
Beijinhos,
Lígia

Márcio 6ºD disse...

Olá professora, no primeiro quadro penso que seja Fernando Pessoa, pois ele usava um chapéu daqueles e óculos.
Acho interessante estes quadros.
Bom fim-de-semana.

Márcio

Lígia disse...

Olá, Márcio! É bom ver-te por aqui!Estava a ver que ninguém reconhecia tão famosa figura... Claro que acertaste!
Bom fim-de-semana também para ti e um beijinho.