EQUNÓCIO DA PRIMAVERA




Certamente te lembras desta passagem da obra " A MENINA DO MAR", de Sophia de Mello Breyner, que lemos e analisámos há bem pouco tempo (5º ano) ou no ano passado, para os que já estão no 6º ano...




«(...)Em Setembro veio o equinócio. Vieram marés vivas, ventanias, nevoeiros, chuvas, temporais. As marés altas varriam a praia e subiam até à duna. Certa noite as ondas gritaram tanto, uivaram tanto, bateram e quebraram-se com tanta força na praia, que, no seu quarto caiado da casa branca, o rapazinho esteve até altas horas sem dormir. As portadas das janelas batiam. As madeiras do chão estalavam como madeiras de mastros. Parecia que as ondas iam cercar a casa e que o mar ia devorar o Mundo. (...)»




Certamente te lembras também da explicação que então te dei sobre a palavra "equinócio". Hoje, é o dia do equinócio da Primavera e podes ler mais esta informação:


«Equinócio: início da Primavera
Este ano o Equinócio ocorre no dia 20 de Março às 11h44m. Este instante marca o início da Primavera no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 92,79 dias até ao próximo Solestício que ocorre no dia 21 de Junho às 06h46m.
"Vai-te ao longo da costa discorrendo,/ e outra terra acharás de mais verdade,/ lá quase junto donde o Sol ardendo /iguala o dia e noite em quantidade."Lus.,II,63.


Equinócio: instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste. A palavra de origem latina significa "noite igual ao dia", pois nestas datas dia e noite têm igual duração.»

1 comentário:

Lourdes disse...

Olá, Lígia

Quem bem que cheiram as tuas flores, o equinócio da Primavera chegou aqui cheio de cor e perfume.
Desfolhei o malmequer branco e deu-me «bem me quer» e só por isso, vou passando por aqui :)

Um abraço Lourdes