POESIA PARA SER VISTA
CALIGRAMAS


Um caligrama é um texto (às vezes apenas uma frase ou palavra), geralmente poético, em que se utiliza a disposição das palavras, tipografadas ou caligrafadas, para procurar representar o conteúdo do poema.

As origens do caligrama remontam à Antiguidade. No entanto, o termo"caligrama"(de ideograma + caligrafia) foi proposto pelo escritor francês Guillaume Appollinaire, em 1918, para denominar alguns dos seus poemas.

POESIA

Os caligramas são poemas que se inscrevem na tradição dos carmina figurata da Idade Média, ou "poemas figurados".

PARA

Para criar um caligrama deverá partir-se de uma ideia: uma palavra, uma expressão, um objecto, que se deverá transformar primeiro em imagem e depois em poesia.

S

E

R
Os alunos do 5º C, depois de compreenderem a ideia e verem alguns exemplos , criaram eles próprios alguns caligramas. E que giros que ficaram!

V
I

S

T

A




Este é o ponto de partida para daqui nascerem os poemas visuais...




4 comentários:

sbasti disse...

Os caligramas estão muito giros.

Lourdes disse...

Olá,
Os vossos caligramas estão bem conseguidos, agora fico à espera da prometida poesia visual. Assunto que também eu já explorei com os meus alunos.
Um abraço Lourdes

Lígia disse...

Olá!

Vamos lá ver se ainda dá para retomar esses trabalhos. Metem-se sempre pelo meio outros projectos mais urgentes e o tempo não "estica"... Agora é o Concurso "Uma aventura literária...2009" com um prazo apertadito!
Beijinhos,
Lígia

Joao Silverio disse...

esta muito fixes e bem feitos