Visita de Estudo ao Museu da Ciência, Museu Monográfico e Ruínas de Conímbriga

Terça-feira, 27 de Novembro.

Manhã cedo! 8h30m.

Quando chegámos à escola, já havia crianças alegres a conversarem e a brincarem, à espera da hora da partida. Estávamos todos animados e entusiasmados.
No nosso autocarro viajavam duas turmas: o 5ºC e o 5ºE, acompanhados por quatro professoras – a professoras de Ciências e a de História da nossa turma, e a professora de Inglês e a Directora de Turma do 5º E (que também é professora de Língua Portuguesa).

Pelo caminho fizemos uma paragem numa Área de Serviço, para o lanche da manhã.


Finalmente, chegámos a Coimbra por volta das 10h30m e, após um curto trajecto a pé, quando demos por isso já estávamos no Museu da Ciência, situado na Universidade de Coimbra. Aí passámos a manhã a ver uma exposição chamada «A Diversidade da Vida- 300anos de Lineu».
Pudemos observar animais embalsamados, participámos em experiências com a luz e a matéria, aprendemos como os cientistas mudam o ADN das moscas e vimos a representação dos planetas e as suas características, entre outras coisas.

Entretanto, estávamos já na hora do almoço e dirigimo-nos ao Parque das Merendas, em Conímbriga, onde almoçámos. Cada um tirou o seu farnel e fizemos um piquenique. Estava tudo uma delícia!

Após o almoço, brincámos um bocadinho e, logo de seguida, fomos visitar as ruínas romanas e o Museu Monográfico. Nas ruínas vimos com viviam os romanos: as suas casas, os jardins, o cemitério, as termas, o aqueduto, o Fórum… No Museu Monográfico, estão depositadas os objectos que foram encontrados durante as escavações.



Depois destas visitas, estávamos um pouco cansados mas felizes com a experiência que tínhamos vivido. Voltámos para o nosso autocarro e metemo-nos a caminho da Caldas da Rainha, onde chegámos cerca das 18h30m.


Adorámos a Terça-feira, dia 27 de Novembro!

Texto colectivo elaborado na aula de Língua Portuguesa
Fotos da professora de Ciências, Maria da Luz Carvalho.





3 comentários:

Lourdes disse...

Olá, Lígia
As visitas de estudo são sempre enriquecedoras, tanto para alunos como para professores.
Nunca fui ao museu da Ciência em Coimbra, depois de ler o relato da vossa experiência fiquei com vontade de passar por lá.

Um beijinho Lourdes

Anónimo disse...

Olá professora!
Finalmente tenho opotunidade de passar por cá! Já há bastante tempo que naõ passeava por este jardim tão cheiroso!!!
Ai professora que saudades que tenho desses tempos e de visitas de estudo!Bem não me posso queixar pois vou fazer uma visita de estudo na terça-feira. Bom, vêmo-nos lá na escola!!!

Muitos beijinhos,
Mariana Rebelo

Lígia disse...

Que espectáculo, o ex-6ºB andar por aqui a passear no meu Jardim!!! Bom fim-de-semana, Mariana! E boa visita de estudo na 3ª feira!
Um grande beijinho!
Lígia