imagem:magmushroom.blogs.sapo.pt/arquivo/ceu.jpg



Aqui ficam, por hoje, três dos textos enviados a concurso. Logo que possa coloco mais...


Concurso «Uma Aventura ... Literária 2008»



Uma viagem ao céu

Numa bela tarde de Sexta-feira, enquanto fazia os T.P.C. de português, olhei para a janela e pensei:
- Quem me dera viajar no céu…
De repente, alguém me chamou, muito baixinho:
- Anda, Sofia, depressa, salta para cima de mim!
E eu, sem me aperceber do que estava a acontecer, corri, saltei, e perguntei-lhe:
- Mas quem és tu? De onde vens? Porque me chamaste?
- Tanta perguntas… Tem calma! Primeiro que tudo, olá. Eu sou a Lula, a nuvem mais divertida do céu. Venho mesmo lá do céu, vivo com as minhas amigas nuvens e damo-nos todas muito bem.
E eu, boquiaberta, disse:
- Mas… tu és uma nuvem! Como é possível tu falares? Que eu saiba as nuvens não falam…
E ela respondeu-me:
- Mas estás muito enganada, porque as nuvens falam. Então, estás a gostar da viagem?
- Estou a adorar esta viagem ao céu! Era um grande sonho que eu queria tanto que se realizasse… E eu estou muito feliz por se realizar! – respondi-lhe eu.
E lá seguimos a nossa viagem.
Passámos pela lua, que dançava na brisa suave do vento.
Vimos também grupos de estrelas a formarem constelações e as estrelas mais pequeninas a jogar às escondidas. Depois, passámos pelo vento que, enquanto soprava, cantava com a sua bela voz.
De seguida, Lula foi-me mostrar a sua casa.
- Apresento-te a minha casa. É aqui que moro desde pequenina, com as minhas três amigas: a Lila, a Lola e a Lela. – explicou a nuvem.
- Gosto muito da tua casa. Então e onde é que estão as tuas amigas? – perguntei-lhe eu.
- Elas devem ter ido passear. Sabes, aqui no céu passeamos todos os dias, para conhecermos novos sítios e apreciarmos bem a paisagem. – respondeu a Lula.
Quando entrámos, a Lula poisou-me no chão e eu fui observando a casa dela. Quase tudo era feito de algodão.
Fiquei maravilhada ao ver tudo aquilo. Parecia mesmo um sonho…
Quando a Lula acabou de me mostrar a sua casa, subi para cima dela e ela levou-me de regresso.
Pelo caminho, Lula contou-me várias histórias, enquanto nós ríamos, ríamos, ríamos das histórias que ela contava.
Mas, infelizmente, tínhamos acabado de chegar. Com um ar muito triste, disse-lhe:
- Adeus… Adorei esta viagem!!! Finalmente realizei o meu grande sonho…
E ela, também com um ar muito triste, disse-me:
- Adeus! Ainda bem que gostaste, que eu também gostei muito.
Abraçámo-nos as duas e despedimo-nos uma da outra. Então, depois desta longa viagem, deitei-me e adormeci.
De repente, quando acordei e me apercebi de que era tudo um sonho, só me apetecia era chorar.
E nunca mais esqueci este dia maravilhoso em que fiz…
…UMA VIAGEM AO CÉU!!!!!!!!!!!!!!


Sofia Monika de Bragança Schön
Nº 27, 6º ano, turma B
Escola Básica dos 2º e 3º ciclos D. João II- Caldas da Rainha

3 comentários:

Anónimo disse...

olá professora!tudo bem?
vim espreitar o seu blog para ver o que por aqui se faz... tudo magnífico como sempre!
vim também dar os parabéns à sofia!

bjs,mariana rebelo

Beatriz da Branca disse...

Olá!!!

Quero dar os parabéns à Sofia, pois criou um texto magnífico.

Se este fôr mesmo o sonho da Sofia, espero que se realize em breve...
Também eu gostava de ver o céu azul, lá do alto das nuvens... Mas nunca andei de avião... espero que o meu sonho também se realize em breve!!

Parabéns!!! Continua assim!!!

Bjs,
Beatriz da Branca

Lígia disse...

Olá Beatriz!Olá Mariana!

Muito obrigada pelos vossos comentários e pelos incentivos às vossas colegas. Eu também espero que os vossos sonhos se concretizem em breve para que possam logo "nascer" outros sonhos nas vossas vidas.
Mariana, as melhoras! Atchim! : )
Beijinhos
Lígia