BARTOLOMEU DIAS - recriação de texto

A propósito da leitura e análise da obra «Ulisses» de que os alunos gostam sempre tanto, inevitavel é que falemos também dos nossos marinheiros, das suas viagens e dos Descobrimentos.
Afonso Lopes Vieira, na sua obra Bartolomeu Marinheiro (Livros Cotovia), fala-nos deste célebre capitão português que partiu da sua terra natal para mares desconhecidos. Nesta obra, a mãe, o pai, a mulher, o filho e o cão de Bartolomeu expressam a sua dor no dia da partida, conforme lemos na aula.
( Manual «Em Directo» págs. 87/88 ) foto: www.vidaslusofonas.pt/bartolomeu_dias.htm

Também a Mariana Dinis, do 6ºB, recriou uma estrofe de despedida ao nosso capitão, imaginando que era amiga de Bartolomeu e dele se despedia no cais.

- Ó Bartolomeu, não partas,
és o meu melhor amigo,
vou ficar tão triste
volta rápido, vem ter comigo.
Vou perder os teus conselhos
não sei o que será de mim
e eu que sou teu amigo
nunca pensei despedir-me assim.
Se queres encontrar novos mundos,
vai à aventura, amigo meu,
desejo-te boa sorte
adeus, caro Bartolomeu.

3 comentários:

Anónimo disse...

olá professora!

Decidi passar pelo blog para espreitar se já tinha novos desafios.

Parabéns à Mariana Dinis, o seu peoma está muito bem escrito!!!

Continua assim Mariana! PARABÉNS!

Adeus e beijinhos

Sofia Schon

Jardim das Letras disse...

Olá Sofia!É bom encontrar-vos aqui também ao fim-de-semana. Estou a corrigir textos para o Concurso «Uma aventura literária...2008». Na próxima terça-feira quero trazer mais.Toca a acabar o vosso...
Beijinhos e bom Domingo que o Sábado está no fim...

patrícia gomes disse...

Olá professora!Queria dar os parabéns à Mariana Dinis, porque o seu texto está um espectaculo!!

Mas agora tenho de ir embora. Temos de estudar, estudar, estudar... Os testes vêem aí!!

muitos beijinhos e abraços
Patrícia