Foto http://www.crestock.com/image/100256-Crocodile-illustration.aspx

Lenda de Timor

Em tempos que já lá vão, vivia nas ilhas Celebes um crocodilo muito velho, tão velho que não conseguia pescar peixes no rio. Certo dia, apertado pela fome, decidiu aventurar-se nas margens, em busca de algum porco distraído que lhe servisse de refeição. Andou, andou, até cair exausto e desesperado, pois não encontrava nada e perdera as poucas forças que lhe restavam. Como havia de regressar à água? Valeu-lhe um rapaz simpático e robusto que teve pena dele e o arrastou pela cauda.
Em paga do serviço prestado, o crocodilo ofereceu-se para o transportar às costas sempre que quisesse navegar. O rapaz aceitou e fizeram várias viagens juntos.
Isso não impediu no entanto que, sentindo fome de novo, o crocodilo se lembrasse de comer o companheiro. Antes porém quis ouvir a opinião dos outros animais e todos se mostraram indignadíssimos. Devorar quem o salvara? Que ingratidão!
Envergonhado e cheio de remorsos, o crocodilo resolveu partir para longe e recomeçar a vida onde ninguém o conhecesse. Como o rapaz era o único amigo que tinha, chamou-o e disse-lhe:
- Vem comigo à procura de um disco de ouro que flutua nas ondas perto do sol nascente. Quando o encontrarmos seremos felizes.
Mais uma vez viajaram juntos, agora sulcando o mar que parecia não ter fim...a certa altura o crocodilo percebeu que não podia continuar. Deteve-se por um instante e logo o corpo se transformou numa ilha magnífica.
O rapaz viu-se homem feito de um momento para o outro e verificou encantado que trazia ao peito o disco de ouro com que sonhara o crocodilo. Percorreu então as praias, as colinas, as montanhas, concluindo que ali realizaria o seu destino. Instalou-se para ficar e deu à lha o nome de Timor que significa Oriente.

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Prémio Nobel da Paz 1996 (texto adptado)
Editorial do Ministério da Educação

Nota: TIMOR LOROSAE também significa Sol Nascente

Esta lenda tenta explicar a forma especial que tem a ilha de Timor. Nunca reparaste?
Pega num mapa e verifica com os teus olhos. É mesmo um crocodilo a nadar!
E outras lendas, conheces?

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá professora!
Eu sei que já é um pouco tarde, mas só agora é que acabei de passar a composição da primavera.
Logo que vi esta curiosidade sobre a ilha de Timor fui buscar a correr o "GRANDE ATLAS MUNDIAL" lá de casa (bolas é pesado!-pesa 6kg!)e é verdade, tem a forma de um corcodilo a nadar.Há!È verdade como estam os testes? Bom vemo-nos na segunda-feira! bjs
Mariana Rebelo

Lourdes disse...

Olá,
Lígia!
Um beijinho de Domingo
Lourdes

Lígia disse...

Olá Mariana! Olá Lourdes!
Mariana, estás desculpada pela hora tardia... Afinal estavas a trabalhar para a nossa língua mãe!
E depois, hoje era Domingo e podias dormir um pouco mais...
Quanto aos testes, os vossos estão sossegadinhos, pois estou a corrigir os do 5º ano.E estes últimos dias foram também algo complicados para mim. Mas devem estar bons...O 6º B costuma portar-se bem!
Se puderes, leva o texto em "pen" ou CD. Sempre facilita...E o teu texto é grande!!!
Lourdes, olá, obrigada pela tua "passeata" no meu jardim! Desejo-te uma boa semana neste fim de Domingo. Snif!
Beijinhosssss para as duas

Anónimo disse...

Olá professora!!!

Achei esta lenda é muito gira e interessante. Quando vi as questões fui buscar o meu Atlas Mundial e reparei que Timor tem mesmo a forma de um crocodilo. Também acho piada porque a Itália tem forma de uma bota (eu esta já sabia).


ADEUS!!!

Beatriz da Branca

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Lígia disse...

Olá Beatriz!
Estamos sempre a descobrir coisas novas sobre o mundo que nos rodeia, não é verdade? Obrigada pelo teu comentário.
Beijinhos para ti e boas férias!