Deixo-vos aqui a letra da música que ouvimos esta manhã para irem treinando as vozes...
Podem também começar a pensar em novas estrofes com outras personagens,tal como sugere o manual, e utilizando a rima.


Lengalenga

Tenho uma roca de pau de figueira
Diz minha mãe que não sou fiandeira
Diz meu pai
Casar, casar
Diz a minha mãe que não tem que me dar
Diz meu pai
Que me dá uma cabra
Diz a minha mãe que a danada que é brava
Diz meu pai
Nós a amansaremos

Tenho um tear de madeira de pinho
Diz a minha mãe não é estopa nem linho
Diz meu pai
Casar, casar
Diz a minha mãe que não tenho enxoval
Diz meu pai que me dá uma leira
Diz a minha mãe que não sou lavradeira
Diz meu pai
Nós a amanharemos

Tenho dois fios de ferro coado
Diz a minha mãe não os dês de fiado
Diz meu pai
Casar, casar
Diz a minha mãe que não tenho lençóis
Diz meu pai que mos compra depois
Diz a minha mãe que depois já é tarde
Diz meu pai
Nós o esconderemos

Toca gaiteiro que nós dançaremos

Gaiteiros de Lisboa, Invasões Bárbaras

14 comentários:

diogo vasques disse...

gostei muito deste trava-línguas, assim como gosto do seu blogue,é uma boa forma da professora e os alunos comunicarem.
Boa noite e até amanhã.

Lígia disse...

Olá Diogo!
Ainda bem que gostaste! Dava para ver o teu entusiasmo, mas... não é um trava-línguas! Repara bem no título...

BEATRIZ DA BRANCA disse...

OLÁ PROFESSORA!!!

ACHO QUE ESTA LENGALENGA ESTÁ MUITO GIRA!!

MAS NÃO FOI SÓ POR ISSO QUE VIM AQUI...

VIM AQUI TAMBÉM PORQUE GOSTARIA QUE A PROFESSORA LANÇASSE E PROPOSESSE NOVOS DESAFIOS, NOVOS ENIGMAS PARA RESOLVER...

FICO À ESPERA... (MAS PENSO QUE NÃO SOU SÓ EU... PENSO QUE ALGUNS COLEGAS QUE PARTICIPAM, TAL COMO EU, GOSTARIAM QUE A PROFESSORA PROPOSESSSE NOVOS DESAFIOS...)

ADEUS...

Lígia disse...

Olá Beatriz!
É bom saber do teu/vosso entusiasmo, mas este blog tem que andar devagarinho... Sabes, não me sobra muito tempo...
Ontem, por ex, após 8h de escola e mais uma reunião , ainda arranjei um bocadinho para escrever os vossos textos no Jornal Digital. Futuramente,terão que ser vocês a fazê-lo, após a minha correcção.
Espreitem o blog lá para o fim-de-semana... Talvez haja novidades...
E podem sempre exercitar os vossos conhecimentos no link "Jogos de Língua Portuguesa". Há imensos...
Beijinhos e até sexta

Leonardo disse...

olá professora sou eu o Leonardo!!! Já vi este novo filme acho que está muito giro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
boa noite até amanhã!!!

BEATRIZ DA BRANCA disse...

olá professora!

o filme está muito giro!!

adeus!!

patricia gomes disse...

está o maximo !! O blog ja mexe e continuando assim a professora irá longe, pois nao devo ser a unica a pensar isto....
a ideia de se por um videoclip no blog foi um espectaculo.!.!.!
e uma optima maneira de se poder comunicar nos dias de hoje, ( por um blog ).

muitos beijinhos e bons sonhos =)

Anónimo disse...

Óla professora.Eu achei que o seu blog está a ficar muito giro e espero que continue assim porque estive a ver os comentários e notasse que estão todos muito contentes e o vídio está muito fixe, continue assim.Beijos, Ana Mendes

Lígia disse...

Olá, Ana! Por aqui? Então e respostas aos desafios mais recentes?
Beijinhos

Lígia disse...

Beatriz!!! Sempre na linha da frente! Só não te respondo já porque quero esperar por outras respostas de colegas teus...
Beijinhos e bom fim-de-semana para todos.

Sofia Schön disse...

Olá professora!

A lengalenga está muito gira e o vídeo também!!!

Espero que continue a por novos desafios e que tenha muito sucesso com este blog!!!!!!!!!!!!

Beijinhos e até amanhã!

Lígia disse...

Sofia, olá!
Obrigada pelo teu comentário. Aqui estou eu entregue aos vossos testes e fazendo uns intervalinhos para espreitar o blog...
Beijinhos e até amanhã!

Anónimo disse...

Professora, consegui dizer a lengalenga porque quando dizia uma frase já estava a pensar na que vinha assegir!!!Beijos Ana Mendes

Lígia disse...

Olá Ana! Lengalenga é mesmo assim... Sem querer já a decorámos. Entra no ouvido e depois é só repetir, repetir, repetir...
Beijinhos e até amanhã